Chamada Aberta

Humanos Direitos e Direitos Humanos em debate: estudos interdisciplinares sobre a proteção da dignidade

Em tempos de emergência da afirmação da dignidade humana e após sete décadas da proclamação da Declaração Universal dos Direitos Humanos, muitas expressões emancipatórias e legais seguiram funcionando como medidas protecionistas e garantidoras dos Direitos Humanos. As reflexões e as mobilizações emancipatórias em prol dos “humanos direitos” ainda seguem em processo de construção e exigem medidas contínuas de conclamação das necessidades urgentes. Em meio às transformações ocorridas nestas últimas décadas, desde o 11 de setembro até o processo pandêmico de 2020, as expressões humanitárias baseadas na tríade principiológica da liberdade, igualdade e fraternidade ainda precisam ganhar notoriedade e reconhecimento em meio aos desafios que se apresentam na contemporaneidade.

Neste sentido, esta chamada para coletânea de capítulos propõe oferecer a oportunidade de interagir com olhares interdisciplinares acerca da temática dos Direitos Humanos, sobretudo acolhendo aspectos da diversidade e da pluralidade de concepções. As abordagens quanto ao tema poderão versar sobre: as garantias legais, os desafios no âmbito das políticas governamentais, os sistemas jurídicos protecionistas, os meios de solução de conflitos, a educação, os processos de ensino-aprendizagem emancipatórios, os movimentos sociais em defesa das minorias sociais, entre outros. Sendo assim, a obra pretende reunir diferentes expressões e reflexões nas áreas de Direito, Política, Educação, História, Sociologia, Filosofia e áreas afins, que versem sobre a tutela da dignidade humana.

Organizadores:

Marcelo Alves Pereira Eufrásio. Doutor em Ciências Sociais – UFCG; Professor Universitário e pesquisador – Centro Universitário UNIFACISA; Pós-doutorando pela UFCG.

Milena Barbosa Melo. Doutora, mestre e especialista em Direito Internacional pela Universidade de Coimbra; Professora na Universidade Estadual da Paraíba – UEPB; Professora conteudista modular criativo; Diretora Acadêmica da Agência Nacional de Estudos em Direito em Desenvolvimento – ANEDD; Colunista do Instituto Brasileiro de Direito do Mar.

José Antonio Cordeiro de Oliveira. Doutorando pela Universidade de Vigo (Espanha); Mestre e especialista em Direitos Humanos pela Universidade do Minho; Especialista em Direitos Humanos pela Universidade de Coimbra; Especialista em Direito Eleitoral pela CESREI; Especialista em Direito Previdenciário pela Faculdade Maurício de Nassau.

Chamada Aberta

Relações Internacionais
em um mundo pós-pandemia: permanências e descontinuidades

Compreender os impactos da Pandemia COVID-19 no sistema internacional 2019/2020 é fundamental para uma percepção mais objetiva das atuais relações mundiais de poder. Seja a partir de um olhar estadocêntrico, onde as relações entre os países sejam privilegiadas e discutidas, ou a partir de uma perspectiva multidimensional, que inclui os mais diversos atores internacionais contemporâneos – desde organizações internacionais até elementos mais fluidos como por exemplo movimentos sociais, ideologias e opinião pública – é urgente que pesquisadores, professores e intelectuais se debrucem sobre os desdobramentos que a emergência viral trará para as relações internacionais no imediato pós-pandemia.

Novas assimetrias, a consolidação de potências emergentes ou o ressurgimento de velhas hegemonias? Diluição, transferência ou novas formas de equilíbrio de poder? Novas transconflitualidades? Novas dinâmicas securitárias? Novas apropriações e parcerias bilaterais/multilaterais? Estaríamos presenciando a síntese de um tipo inédito de interdependência? Que sociedade internacional será possível com o advento do “novo normal”? Esta chamada de capítulos convida autores a discutirem a partir de interesses acadêmicos variados e de uma variedade de tópicos esse tema desafiador para todos nós.

Organizadores: Dr. André Sena (UERJ) e Dra. Luciene Carris (UERJ/USP)

Orientações Gerais

A proposta do capítulo deve ser redigida em editor de texto e salva na extensão .doc ou .docx. O texto deve ter entre 15 e 20 páginas redigidas em fonte Times New Roman tamanho 12, espaçamento de 1,5, margens de 2,5cm de cada lado, e parágrafo justificado. É importante observar as normas da ABNT.

O livro será publicado no formato eletrónico e os originais devem ser entregues já revisados. A avaliação e seleção dos capítulos será realizada pelos organizadores.

Para mais informações sobre custos, envio dos originais e dúvidas: contacto@editoracravo.pt

Editora Cravo
Contacto: + (351) 960 221 473 | Email: contacto@editoracravo.pt

Copyright 2020 Editora Cravo | Todos os direitos reservados
Política de Privacidade – Termos e Condições